Descrição de chapéu Café da Manhã

Especialista comenta saída do Reino Unido da União Europeia; ouça

Após três anos de negociações, Brexit entra em vigor nesta sexta-feira (31)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de mais de três anos de negociações, nesta sexta-feira (31) entra em vigor o Brexit. A saída do Reino Unido da União Europeia, decidida por meio de um referendo em 2016, derrubou dois primeiros-ministros: David Cameron, logo após o resultado da votação, e Theresa May, no ano passado, além de quase ter custado o cargo do atual premiê, Boris Johnson.

A negociação sobre os termos da separação se arrastou até quarta-feira (29), quando o Parlamento europeu sacramentou o divórcio entre os britânicos e o bloco continental. A resolução se soma à decisão tomada pelo Parlamento britânico em 9 de janeiro, mas ainda restam muitas dúvidas sobre os impactos da saída.

O professor Kai Enno Lehmann, do departamento de relações internacionais da USP (Universidade de São Paulo), fala sobre as possíveis consequências do Brexit no Café da Manhã.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.