Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute protestos na América Latina sob ótica feminina; ouça

Performance que se espalhou por países é ponto de partida de episódio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma performance em que mulheres acusam o Estado opressor de estupro atravessou tempo e espaço. A canção e a coreografia criadas pelo coletivo de mulheres Las Tesis, da cidade chilena de Valparaíso, ganharam versões em outros países latino-americanos, na França, na Turquia, na Índia e nos Estados Unidos. 

Também não se mantiveram em 2019: surgiram na porta do julgamento do ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein, em 10 de janeiro, e devem aparecer até no Carnaval carioca.

Mas por que uma performance criada em meio a protestos questionando o sistema econômico de um país fez sentido para tantas mulheres pelo mundo? 

A partir do fenômeno "Un violador en tu camino" (Um estuprador em seu caminho), o Café da Manhã desta segunda-feira (27) discute as manifestações dos últimos meses na América Latina sob a perspectiva das mulheres. O que há em comum e quais as particularidades da luta das mulheres por direitos na região?

Participam do episódio a correspondente da Folha na América Latina, Sylvia Colombo, a jornalista e integrante do movimento argentino Ni Una Menos, Marcela Ojeda, a professora de relações internacionais de Amherst College e Universidad San Francisco de Quito, Manuela Picq, a filósofa e colunista da Folha, Djamila Ribeiro, e a pesquisadora e codiretora do Observatório de Sexualidade e Política, Sonia Corrêa.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pela jornalista Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Victor Parolin e Renan Sukevicius. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.