Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica incêndios que consomem Austrália; ouça

Fogo causa destruição na Austrália desde setembro e não dá sinal de trégua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de os incêndios na Amazônia chamarem a atenção internacional, agora os olhos de todo o planeta se viram para a Oceania, onde a Austrália queima. Com 200 focos espalhados por todo o país, as queimadas são classificadas como "sem precedentes" e ameaçam até grandes cidades, como Sydney.

A soma de estiagem, ventos fortes e temperaturas altíssimas torna a situação ainda mais perigosa. Já são milhões de hectares queimados, dezenas de milhares de desabrigados e mais de 20 pessoas mortas. O fogo tem impacto também na vida selvagem, vitimando animais e destruindo habitats.

Os incêndios são um sinal da crise global das mudanças climáticas, que podem tornar as condições ecológicas mais favoráveis à ignição e intensificação dos incêndios florestais —e o assunto é polêmico na Austrália há anos.

No episódio desta quarta-feira (8), o podcast conversa com o pesquisador em política e gestão ambiental na Universidade de Queensland, Pedro Fidelman.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.