Descrição de chapéu Café da Manhã

Professor da USP analisa erros em série do Enem; ouça

Funcionários do MEC afirmam que resultado do exame não é 100% confiável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os resultados do Enem 2019 seguem envoltos em incerteza. Quando foram divulgados, em 17 de janeiro, candidatos relataram nas redes sociais estranhamento com as notas.

O Ministério da Educação informou que houve falhas na impressão do exame e que elas atingiram 5.974 participantes. O problema no Enem atrasou também a divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que chegou a ser barrada na Justiça.

Uma nova reportagem da Folha sobre o caso conta que a forma com que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recalculou o Enem, após a crise, ainda deixa dúvidas sobre os resultados. Isso porque o órgão estabeleceu novos índices de acertos, mas não recalculou os pesos diferentes que têm cada pergunta do teste. Sem esse procedimento não é possível ter 100% de certeza sobre as notas publicadas. A Folha questionou o Inep sobre o assunto mas não obteve resposta. 

O professor da USP Ocimar Alavarse, especialista em avaliação educacional, participa do Café da Manhã.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.