Descrição de chapéu Café da Manhã

Professor da USP analisa erros em série do Enem; ouça

Funcionários do MEC afirmam que resultado do exame não é 100% confiável

São Paulo

Os resultados do Enem 2019 seguem envoltos em incerteza. Quando foram divulgados, em 17 de janeiro, candidatos relataram nas redes sociais estranhamento com as notas.

O Ministério da Educação informou que houve falhas na impressão do exame e que elas atingiram 5.974 participantes. O problema no Enem atrasou também a divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que chegou a ser barrada na Justiça.

Uma nova reportagem da Folha sobre o caso conta que a forma com que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recalculou o Enem, após a crise, ainda deixa dúvidas sobre os resultados. Isso porque o órgão estabeleceu novos índices de acertos, mas não recalculou os pesos diferentes que têm cada pergunta do teste. Sem esse procedimento não é possível ter 100% de certeza sobre as notas publicadas. A Folha questionou o Inep sobre o assunto mas não obteve resposta. 

O professor da USP Ocimar Alavarse, especialista em avaliação educacional, participa do Café da Manhã.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.