Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica o que é o 5G e como ele deve mudar sua vida; ouça

China, EUA e alguns países europeus já usam a tecnologia, mas ela ainda está longe do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os telefones celulares percorreram um longo caminho entre o advento do SMS e a possibilidade de chamar um Uber. Agora, a chegada do 5G começa um novo capítulo nessa história, entrelaçada por questões comerciais e disputas geopolíticas. 

Na prática, a quinta geração de rede móvel traz muito mais velocidade de download de dados e de resposta na comunicação entre aparelho e servidor. E muito além de assistir a vídeos sem travar, a inovação deve abrir caminho para cidades inteligentes e Internet das Coisas. 

A instalação das redes 5G pelo mundo está sujeita à briga comercial entre Estados Unidos e China, com os EUA insistindo para que seus aliados não usem os produtos chineses

Mesmo assim, países como Reino Unido e Alemanha já adotaram a tecnologia. No Brasil, a discussão está enroscada na política e o leilão das frequências que poderão ser utilizadas pela rede. 

No episódio desta quarta-feira (12), quem explica essas questões é o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e colunista da Folha, Ronaldo Lemos. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.