Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast reúne histórias de quem mora nas ruas de São Paulo; ouça

Censo da prefeitura apontou que 24 mil pessoas vivem nas ruas da capital paulista

São Paulo

Quem caminha diariamente pelas ruas da cidade de São Paulo pode ter a impressão de que a população em situação de rua vem crescendo —e o último censo realizado pela prefeitura confirmou essa sensação. 

Os dados apontam que a população de rua chegou a 24.344 pessoas em 2019, um salto de 60% em quatro anos. E o número que não para de aumentar. Em 2015, eram 15 mil pessoas. Em 2009, eram 13 mil.

A população de rua de São Paulo cresceu muito mais do que aquela que não vive na rua. Em um período de aproximadamente dez anos, o número de moradores de São Paulo cresceu 8%, enquanto o de moradores de rua aumentou mais de 80%.

O repórter Renan Sukevicius conduz o episódio desta segunda-feira (17). Ele entrevistou padre Júlio Lancelotti, responsável pela Paróquia São Miguel Arcanjo, Renata Bichir, professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Silvia Schor, professora do Departamento de Economia da USP e pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, além de moradores de rua que preferiram não ser identificados. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.