Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata de quatro décadas de PT entre governo e oposição; ouça

Desde sua criação, partido teve anos de glórias e de derrotas políticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na segunda-feira (10), o Partido dos Trabalhadores (PT) completa 40 anos de existência —dos quais mais de 13 anos à frente do governo federal e quase 27 na oposição ao ocupante do Palácio do Planalto.

Fundado em 10 de fevereiro de 1980 por sindicalistas, intelectuais, lideranças católicas e ex-guerrilheiros, o partido começa com um posicionamento bem marcado à esquerda. Mas, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva chega ao Palácio do Planalto depois de moderar o discurso e de se aproximar do mercado e políticos ao centro e à direita.

Os dois mandatos de Lula e de Dilma Rousseff tiveram de tudo um pouco, e foram de avanços sociais e popularidade nas alturas até crise econômica e impeachment.

O partido perdeu as eleições presidenciais de 2018, mas conseguiu fazer a maior bancada da Câmara dos Deputados, ao lado do PSL, voltando a exercer um papel de opositor.

O repórter Fábio Zanini, que começou a cobrir as atividades do PT há 20 anos, participa do Café da Manhã e conta como está o partido em seu quadragésimo aniversário.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.