Descrição de chapéu Café da Manhã

Quem são os refugiados do clima? Ouça podcast

Fenômenos climáticos têm tido papel cada vez mais importante nas ondas migratórias mundiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há anos refugiados viraram um tema recorrente no noticiário. A guerra civil da Síria, que começou em 2011, fez com que mais de 5,6 milhões de pessoas fugissem do país. Na América Latina, a crise política e econômica na Venezuela levou mais de 4 milhões de pessoas a procurar melhores condições de vida em outros lugares.

Mas os motivos que levam as pessoas a deixar suas casas e seguir para outros países não se resumem a conflitos e crises econômicas. Os fenômenos climáticos têm tido um papel cada vez mais importante nas ondas migratórias em todo o mundo. E com as mudanças climáticas e o consequente aumento de eventos climáticos extremos, como furacões ou grandes secas, a tendência é de agravamento da situação. 

A produtora do Café da Manhã, Jéssica Maes, apresenta o episódio sobre o assunto e entrevista Pablo Escribano, especialista regional na América Latina sobre migração climática da Organização Internacional para as Migrações, Carolina Claro, professora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, e Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Pualo).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.