Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter visita cidades pobres onde o Bolsa Família recuou; ouça

Bolsonaro trava programa em municípios carentes e fila chega a 1 milhão

São Paulo

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu a promessa de campanha de pagar um 13º salário do Bolsa Família. Porém, a cobertura do programa caiu ao longo do ano e fechou dezembro em 13,1 milhões de famílias beneficiárias. Em maio passado eram 14,3 milhões —um saldo de mais de um milhão de famílias a menos.

Além disso, a fila de espera para passar a receber o benefício, que tinha sido zerada em 2017, chegou a 1 milhão de famílias. A entrada é controlada por falta de verba.

Todos os 200 municípios de menor renda do Brasil tiveram recuo na cobertura e um a cada três não teve novos auxílios liberados ao longo de cinco meses. 

O repórter Thiago Resende reuniu dados do programa e visitou três destas cidades. Ele participa do Café da Manhã desta terça-feira (11).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.