Descrição de chapéu Epidemia

2º episódio de podcast Epidemia revela bastidores da ciência durante surto

Estudo de caso-controle, que ligou zika a microcefalia, ajuda a entender cenário atual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O segundo episódio da série Epidemia, uma parceria da Folha com o podcast 37 Graus, narra a trajetória dos médicos que descobriram que o surto de microcefalia vivido pelo Nordeste no final de 2015 estava relacionado com a zika.

O vírus havia sido identificado no Brasil poucos meses antes, mas era considerado apenas uma versão leve da dengue. Não havia relatos na medicina de que ele pudesse causar malformação em bebês.

Ouça agora o episódio:

As apresentadoras Bia Guimarães e Sarah Azoubel percorrem a história desde o momento em que o surto foi percebido, em maternidades do Recife, até a comprovação final de o vírus da zika era o responsável pelo problema, passando pelos desafios de fazer ciência em meio ao pânico.

O podcast ajuda a compreender o cenário atual, da pandemia da Covid-19, ao explicar como funcionam os estudos de caso-controle, comuns quando há necessidade de entender se uma determinada doença é a causa de um determinado sintoma ou desdobramento —ou se tudo não passa de uma coincidência.

A neurologista infantil Ana van der Linden e a neuropediatra Vanessa van der Linden —mãe e filha, respectivamente—, que primeiro alertaram para o aumento dos casos em Pernambuco, e a epidemiologista Celina Turchi, que liderou a investigação científica, são algumas das personagens do episódio, além do médico clínico Carlos Brito, já entrevistado no capítulo anterior, e de Juliana do Nascimento, mãe de uma das primeiras crianças nascidas com a malformação causada pelo vírus da zika.

Epidemia terá sete episódios, lançados semanalmente às terças-feiras em todos os aplicativos para podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn, entre outros.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus; imagem mostra o nome dos dois produtores, o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus - 37 Graus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.