Descrição de chapéu Café da Manhã

Ainda causa surpresa ver mulheres na ciência? Ouça podcast

Episódio ouve pesquisadoras sobre particularidades do gênero no mundo científico

São Paulo

Na semana passada, uma equipe liderada por duas pesquisadoras brasileiras sequenciou em tempo recorde o genoma do coronavírus que chegou ao país. Na divulgação da importante etapa, foi destaque o fato de serem duas mulheres à frente do trabalho.

Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, e Jaqueline Góes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP, consideram positivo que o gênero tenha sido ressaltado durante a divulgação dos resultados.

Ainda causa surpresa que ciência de ponta esteja sendo feita por mulheres? O que falta para que a produção delas seja reconhecida? Uma das iniciativas que tenta mudar isso é o prêmio internacional Para Mulheres na Ciência, promovido pela empresa francesa L’Oréal em parceria com a Unesco.

Entre as premiadas da edição deste ano estão a etnobotânica brasileira Patrícia de Medeiros e a libanesa Abla Sibai, epidemiologista que advoga pelo envelhecimento saudável em países de renda média a baixa.

No episódio desta sexta-feira (6), a produtora do Café da Manhã, Jéssica Maes, entrevista as quatro cientistas citadas, além da jornalista Giulliana Bianconi, diretora da Gênero e Número, que chefiou um mapeamento de 250 pesquisadoras que são referência no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.