Descrição de chapéu Epidemia

Novo podcast explora facetas de epidemias no Brasil; ouça trailer

Produção do 37 Graus em parceria com a Folha, Epidemia estreia nesta terça (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha e o podcast 37 Graus lançam nesta terça-feira (17) a série em áudio Epidemia, que tratará dos diferentes estágios dessas crises de saúde, desde a corrida científica para identificar a causa da doença até seus impactos na sociedade.

Com produção iniciada ainda no ano passado, o programa terá como fio condutor de sua narrativa uma epidemia anterior à do novo coronavírus e que ajuda a lançar luz sobre o presente: a trajetória do vírus da zika no Brasil. A série terá sete episódios, publicados semanalmente às terças-feiras pela manhã.

Ouça abaixo um trailer da série:

O primeiro episódio volta ao começo de 2015, quando uma onda de coceira se espalhou pelo Nordeste do Brasil. O ouvinte vai acompanhar os primeiros sinais da doença então misteriosa e conhecer os médicos que primeiro suspeitaram que o vírus da zika era o culpado por ela.

A zika só deixaria de ser considerada uma "prima" leve da dengue no final de 2015, quando os casos de microcefalia começaram a disparar nos mesmos lugares por onde o vírus passou.

O exemplo da zika, que à época também tomou proporções de uma crise internacional, evoca paralelos médicos, sanitários, sociais e econômicos que remetem a outras viroses, como a atual covid-19, além de dengue, H1N1, entre outras.

A série é apresentada pela jornalista Bia Guimarães e a bióloga Sarah Azoubel, também responsáveis pela produção e edição de som. Desde 2018, a dupla conduz o podcast documental 37 graus, que costura ciência com histórias de vida.

A trilha sonora é de Gabriel Falcão e as ilustrações são de Larissa Ribeiro.

O 37 Graus tem apoio do Instituto Serrapilheira, organização de fomento à ciência, e é o único representante brasileiro entre os 12 projetos selecionados para o programa Google Podcasts creator, um catalisador de podcasts.

Epidemia está disponível em todos os aplicativos para podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Castbox, entre outros.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus; imagem mostra o nome dos dois produtores, o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus - 37 Graus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.