Descrição de chapéu Epidemia Coronavírus

Podcast discute impactos socioeconômicos que sucedem epidemia; ouça

Mães de crianças com síndrome congênita do vírus da zika falam 4 anos após surto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O terceiro episódio da série Epidemia, parceria da Folha com o podcast 37 Graus, mostra que os impactos de uma epidemia podem permanecer mesmo anos depois do assunto ter saído das manchetes.

A narrativa tem como fio condutor a rotina de famílias de crianças com a síndrome congênita do zika —ou microcefalia causada por zika, popularmente falando—, fenômeno que era desconhecido pela medicina antes de acontecer o primeiro surto no Nordeste do Brasil, no final de 2015.

Ouça o episódio:

As apresentadoras Bia Guimarães e Sarah Azoubel viajam a Pernambuco para acompanhar Juliana do Nascimento e Germanny Gracy, mães de Gabriel e Giovanna, respectivamente, que falam de como foi o diagnóstico, do período de pânico vivido quando os médicos tinham mais perguntas do que respostas, e dos desafios que ainda permanecem, quatro anos depois do parto. Renda, transporte e saúde são alguns dos pontos abordados.

Tanto Juliana como Germanny pararam de trabalhar e hoje se dedicam quase que exclusivamente aos filhos, que têm rotinas intensas de consultas e terapias para amenizar os danos cognitivos e motores causados pelo vírus. Germanny trancou a faculdade de administração e foi demitida, assim como o marido, após o nascimento da filha.

De 2015 a 2019, cerca de 3.500 casos de síndrome congênita do zika foram confirmados no Brasil. Em fevereiro deste ano, o Senado aprovou uma medida provisória que criou uma pensão vitalícia para as crianças nascidas com a doença até 2019.

O episódio também conversa com Sandra Valongueiro, médica e socióloga da UFPE que estuda os impactos socioeconômicos da zika nas famílias atingidas e especialmente na saúde das mães. Há ainda a participação da neurologista infantil Adélia Henriques Souza, que explica as consequências do vírus no cérebro e no desenvolvimento das crianças infectadas ainda na barriga das mães.

A série Epidemia terá no total sete episódios, lançados semanalmente às terças-feiras em todos os aplicativos para podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus; imagem mostra o nome dos dois produtores, o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus - 37 Graus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.