Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que é melhor não precisar do sistema de saúde nos EUA? Ouça podcast

Tema é dramático no país e será crucial para definir rival de Trump nas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos Estados Unidos, os custos para quem não tem plano de saúde são hoje exorbitantes. O governo estima que quebrar uma perna leva uma pessoa a gastar o equivalente a R$ 30 mil. Passar três dias internado em um hospital custa R$ 120 mil. Lutar contra um câncer exige centenas de milhares de reais.

A superpotência não tem um sistema público universal, como o SUS (Sistema Único de Saúde) brasileiro ou o NHS (National Health Service) britânico. Sem dinheiro, não há saúde.

Ainda assim, planos de saúde não garantem tratamento nos Estados Unidos. O convênio não cobre tudo, e o paciente na maior parte das vezes tem que pagar parte dos custos.

Em época de disputa eleitoral, o tema é central para definir quem será o adversário do presidente Donald Trump em novembro. Pesquisas sugerem que o sistema de saúde é a prioridade da maioria dos eleitores democratas.

Nesta terça-feira (3), o repórter Diogo Bercito, em Washington, explica como a saúde dos Estados Unidos funciona e porque ele é tão importante para a corrida presidencial. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.