A BR-163, que corta verticalmente o oeste do Brasil, foi declarada aberta em 1976 pelo então presidente Ernesto Geisel. À época, era um caminho de chão a cortar o Centro-Oeste e o Norte do Brasil.
Ao longo dos anos, o agronegócio se firmou em áreas servidas pela rodovia, que se tornou responsável pela maior parte do escoamento de soja e milho do país. A pavimentação da BR levou décadas, sob cobranças de produtores rurais progressivamente mais ricos e influentes.
O governo Bolsonaro comemora o fato de ter asfaltado o trecho final da via, facilitando o transporte de grãos até o porto no Pará que leva a produção ao exterior.
O repórter Fábio Zanini percorreu 1.500 km da BR-163, de Sorriso (MT) a Santarém (PA), escreveu sobre a estrada em uma reportagem da Folha e contou a saga neste episódio do Café da Manhã.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.
O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.
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