Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter relata viagem por BR-163, que leva soja de Mato Grosso a Pará; ouça

Após 40 anos de inauguração, asfaltamento de rodovia foi concluída por Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A BR-163, que corta verticalmente o oeste do Brasil, foi declarada aberta em 1976 pelo então presidente Ernesto Geisel. À época, era um caminho de chão a cortar o Centro-Oeste e o Norte do Brasil.

Ao longo dos anos, o agronegócio se firmou em áreas servidas pela rodovia, que se tornou responsável pela maior parte do escoamento de soja e milho do país. A pavimentação da BR levou décadas, sob cobranças de produtores rurais progressivamente mais ricos e influentes.

O governo Bolsonaro comemora o fato de ter asfaltado o trecho final da via, facilitando o transporte de grãos até o porto no Pará que leva a produção ao exterior.

O repórter Fábio Zanini percorreu 1.500 km da BR-163, de Sorriso (MT) a Santarém (PA), escreveu sobre a estrada em uma reportagem da Folha e contou a saga neste episódio do Café da Manhã.
 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.