Descrição de chapéu Café da Manhã terrorismo

O fracasso dos EUA no Afeganistão e a volta do Taleban ao poder; ouça podcast

Depois que Biden anunciou retirada de tropas do país, grupo radical avançou de forma avassaladora e tomou Cabul neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois da saída de tropas dos Estados Unidos e aliados do Afeganistão, o grupo fundamentalista islâmico Taleban avançou de uma forma avassaladora pelo território do país e, no domingo, tomou Cabul, a capital afegã.

Com a queda do governo e a partida do presidente Ashraf Ghani para o exterior, o grupo fundamentalista islâmico volta ao poder depois de ter sido expulso pelos Estados Unidos há 20 anos, quando começou a guerra no país.

O Taleban passou a avançar sobre cidade após cidade depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a retirada das tropas americanas do país. A decisão marca o fim do conflito mais longo envolvendo os Estados Unidos.

A saída dos americanos já é comparada à queda de Saigon, na Guerra do Vietnã, vista como uma das maiores derrotas militares já sofridas pelos Estados Unidos.

No episódio desta segunda (16), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Mathias Alencastro, doutor em ciência política e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Ele relembra as duas décadas de presença americana no Afeganistão, avalia a decisão de Biden de retirar as tropas do país e explica o que esperar com a volta do Taleban ao poder.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva e Thomé Granemann.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.