Descrição de chapéu Epidemia

Podcast conta história de 3 epidemias que marcaram o mundo e o Brasil

Máscara, quarentena e caça a vetores foram recursos utilizados em outras épocas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de desvendar o mundo dos vírus e dos mosquitos, a série Epidemia, parceria da Folha com o podcast 37 Graus, revisita três doenças que marcaram a história do Brasil e do mundo, sendo que uma delas já se fixou no cotidiano dos brasileiros. São elas a peste bubônica, a febre amarela e a dengue.

Ouça o episódio:

Na primeira parte, as apresentadoras Sarah Azoubel e Bia Guimarães percorrem o passado da peste bubônica passando por suas três grandes ondas, nos séculos 14, 17 e 19, quando chegou ao Brasil.

A médica e historiadora Dilene do Nascimento, da Casa de Oswaldo Cruz, explica como a mesma doença foi combatida de maneira diferente a cada aparição —da procissão à máscara de ervas, até chegar na quarentena dos navios e a caça aos ratos.

A segunda história, contada com a participação do historiador Rodrigo Magalhães, do Colégio Pedro 2º, fala das alianças internacionais criadas no século 20 para tentar exterminar o mosquito mais famoso entre os brasileiros, o Aedes aegypti, que, a princípio, era temido por causa da febre amarela.

Após uma frustrada campanha mundial no começo do século, os países da América se uniram entre as décadas de 1940 e 1960 para tentar vencer o vetor de uma vez por todas, com a ajuda de inseticidas e uma intensa vigilância dos focos de larva. O episódio explora o porquê da estratégia ter dado errado —o que não é spoiler para ninguém.

Na terceira parte, o protagonista é o mesmo, o Aedes aegypti, mas o problema é outro: a dengue, que chega a alcançar mais de 1,5 milhão de casos notificados por ano no Brasil. A doença, que circula pelo país desde o final do século 19, tornou-se uma preocupação contínua a partir dos anos 1980.

O demógrafo Igor Johansen, pós-doutorando na USP, expõe os principais desafios desse combate e relaciona a dengue com os problemas sociais do Brasil, desconstruindo a ideia de que essa seria uma doença democrática.

A série Epidemia terá sete episódios no total, lançados sempre às terças-feiras. O programa está disponível em todos os aplicativos para podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn, entre outras.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus; imagem mostra o nome dos dois produtores, o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus - 37 Graus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.