Descrição de chapéu Epidemia Coronavírus

Podcast explora dinâmica de vírus e formas de transmissão; ouça

Novo episódio explica por que estamos perdendo a guerra contra as epidemias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Passando por dengue, zika e covid-19, o quarto episódio da série Epidemia, parceria da Folha com o podcast 37 Graus, coloca em foco uma dupla minúscula, mas capaz de causar grandes problemas: os vírus e seus vetores.

As apresentadoras Bia Guimarães e Sarah Azoubel visitam um laboratório de virologia e uma "fazenda" de mosquitos para entender por que é tão difícil nos livrarmos de seres —no caso dos vírus, sequer se sabe se eles têm vida ou não— que habitam o planeta há muito mais tempo que os humanos.

Ouça o episódio:

A narrativa transita pelos mundos micro e macroscópico. Do papel dos vírus na natureza até sua dinâmica de replicação e espalhamento. Da jornada histórica dos mosquitos —que conviveram com os dinossauros— até sua capacidade de se adaptar aos humanos —ou, melhor, persegui-los— em diferentes contextos.

O podcast também dá pistas sobre os próximos passos da guerra contra os vírus e mosquitos e ajuda a entender o futuro das epidemias, que, como o ouvinte descobrirá, tendem a ficar mais frequentes.

São entrevistados no episódio os pesquisadores José Luiz Módena, da Unicamp; Margareth Capurro, da USP; Pedro Lagerblad, da UFRJ; e Rafaela da Rosa Ribeiro, que atualmente participa de estudos no hospital universitário San Raffaele, em Milão, na Itália.

Rafaela foi a Milão para continuar suas pesquisas sobre o vírus da zika, mas teve que redirecionar os esforços para investigar o novo coronavírus, exatamente em um dos grandes epicentros da pandemia.

Epidemia terá sete episódios no total, lançados semanalmente às terças-feiras em todos os aplicativos para podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn, entre outros.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus; imagem mostra o nome dos dois produtores, o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus - 37 Graus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.