Descrição de chapéu 40 Semanas

Cirurgia corrige malformação de bebê ainda no ventre; acompanhe um procedimento

Podcast 40 Semanas fala sobre mielomeningocele, malformação congênita que pode ser corrigida antes do nascimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ultrassom é um dos momentos marcantes para os pais que esperam um filho. Ouvir o som do coração e saber que está tudo bem com o bebê que se desenvolve é um dos grandes desejos dos pais.

Porém, em alguns casos, malformações são descobertas ainda no ventre da mãe. Graças ao avanço da medicina, algumas delas podem ser corrigidas ou amenizadas antes mesmo do nascimento do feto.

É o caso da mielomeningocele, um defeito congênito no fechamento das estruturas que protegem a coluna vertebral que pode deixar a medula exposta ao líquido amniótico.

Essa malformação, também chamada de espinha bífida, é causada pela deficiência de ácido fólico no corpo da mãe.

Neste episódio, acompanhe a cirurgia realizada no Ben, ainda no ventre da Gabriele, 23, no Hospital Israelita Albert Einstein.

O procedimento, realizado antes da pandemia do coronavírus, foi comandado pela Denise Lapa, que tem mestrado e doutorado em Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP. Ela é pioneira em uma técnica de cirurgia fetal diferente da chamada cirurgia de céu aberto, quando o útero fica exposto e, as vezes, é até mesmo aberto.

O modelo de operação da equipe dela, semelhante a uma laparoscopia, é replicado em outras partes do mundo. Para um resultado mais efetivo, o ideal é que a cirurgia seja realizada até a 26ª semana de gestação.

Renan Sukevicius e Melina Cardoso, do Blog Maternar, acompanham três mulheres grávidas ao longo de 40 semanas, que é o tempo médio de uma gravidez.

Como num reality show em áudio, eles debatem a cada episódio um assunto diferente pautado pelas três personagens principais e pelas angústias, medos e alegrias vividas por mães mundo afora.

Publicado semanalmente, o 40 Semanas está disponível no site da Folha e em todas as plataformas que disponibilizam podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn, entre outras. Em aplicativos, o usuário pode assinar —sem qualquer custo— o podcast, passando assim a receber notificações quando novos episódios são publicados.

logotipo podcast 40 Semanas
Podcast semanal da Folha trata de gestação - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.