Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Como Regina Duarte partiu de encontro com Fidel Castro a apoiadora de Bolsonaro

Atriz foi ícone feminista nos anos 1970 e fez campanhas para o PSDB antes de aderir ao governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Regina Duarte, atual secretária especial de Cutura, tem uma trajetória política peculiar. A atriz foi um um símbolo do feminismo com o seriado "Malu Mulher", nos anos 1970, tratando de temas como o sexo e o aborto. Também se engajou na luta contra a censura no país. Hoje, apoia Bolsonaro e relativiza mortes e desaparecimentos durante o regime militar, como mostrou em entrevista recente à CNN.

O novo episódio do Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, analisa o caminho que levou a outrora namoradinha do Brasil a essa opção política.

O episódio passa pela educação conservadora no interior de São Paulo, o sucesso na TV, primeiro no papel de mocinhas dóceis e depois no de mulheres feministas, e a adesão a campanhas políticas do PSDB —inclusive na de José Serra, em 2002, quando disse em vídeo ter medo de Lula, recebendo duras críticas da esquerda.

É uma história que envolve inclusive um encontro com Fidel Castro em Cuba, no qual, segundo relata o diretor Daniel Filho, seu ex-marido, a atriz ficou emocionada.

O Expresso Ilustrada é apresentado pelos jornalistas Isabella Menon e Maurício Meireles, que assina também o roteiro. Participam Laura Mattos, colunista da Folha e autora do livro "Herói Mutilado - Roque Santeiro e os Bastidores da Censura à TV na Ditadura (Companhia das Letras), e Fábio Zanini, repórter do jornal e autor do blog Saída Pela Direita. A edição é de Natália Silva.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

RadioPublic

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.