Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute a posição das Forças Armadas no governo Bolsonaro; ouça

Ministro da Defesa divulgou nota defendendo harmonia entre poderes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo (4), na sua mais recente participação em ato com pautas antidemocráticas, o presidente Jair Bolsonaro disse que as Forças Armadas estão "ao lado do povo, pela lei, pela ordem, pela democracia, pela liberdade".

A manifestação foi marcada por bandeiras contra a imprensa, o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal). No dia seguinte, o Ministério da Defesa emitiu nota defendendo "independência e a harmonia entre os Poderes" —nem atacando nem defendendo qualquer um deles.

Nos bastidores há sinais de incômodo dos militares com o STF, que derrubou decisões do presidente da República, como a nomeação de Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro, para a chefia da Polícia Federal. O vice-presidente e general da reserva Hamilton Mourão foi mais explícito, defendendo que cada poder atue no limite de sua responsabilidade.

No Café da Manhã desta terça-feira, o repórter e colunista Igor Gielow discute de que lado estão as Forças Armadas e se é possível tratar da instituição como uma coisa só.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.