Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute estratégia de movimento contra fake news que pressiona anunciantes; ouça

No Twitter, perfil Sleeping Giants pede a corporações a retirada de publicidade de páginas de desinformação

Criada na semana passada, a conta Sleeping Giants Brasil faz posts diários pressionando a empresas brasileiras que têm anúncios publicados em sites apontados como de notícias falsas. O movimento foi criado nos Estados Unidos em 2016 com o intuito de chamar a atenção de empresas para o financiamento de sites de extrema direita.

A estratégia do movimento, tocado por pessoas anônimas, é desidratar economicamente páginas de desinformação retirando anúncios. O caso lança luz ao modelo publicitário de empresas como o Google, que automatiza a publicidade.

O Café da Manhã discute essa nova estratégia contra notícias falsas e analisa, de forma geral, o combate à desinformação com Francisco Brito Cruz, doutor em direito pela USP e diretor do Internet Lab, um centro de pesquisa em direito e tecnologia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granneman.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.