Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica impacto ambiental da pandemia; ouça

Emissões de carbono no mundo caíram 17% durante pico do confinamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A diminuição do ritmo das atividades econômicas e as medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia do novo coronavírus reduziram os níveis de poluição do planeta. No auge do confinamento, no começo de abril, as emissões de carbono e outros gases de efeito estufa, que aumentam o aquecimento global, caíram 17%.

O dado é de uma pesquisa publicada terça (18) na revista Nature Climate Change. O estudo estima, ainda, que o confinamento pode representar uma redução de 4% nas emissões globais de carbono em 2020, caso as medidas de isolamento durem até a metade de junho, e de 7%, se algumas restrições persistirem até o final do ano.

Se mantida anualmente, a redução de 7% das emissões levaria o mundo a cumprir as metas do Acordo de Paris.

Para explicar o que está, de fato, mudando no mundo, quanto otimismo é possível alimentar com essa notícias e o que merece alerta, nesta sexta-feira (22) o Café da Manhã entrevista Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência na Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.