Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata de investigação sobre governador Wilson Witzel; ouça

Operação da PF apura desvio de recursos públicos destinados ao combate à Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta terça-feira (26), a PF (Polícia Federal) realizou buscas na casa do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ). A operação, batizada de Placebo, apura um suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados ao combate ao novo coronavírus no estado.

O caso envolveria uma organização social contratada para instalar hospitais de campanha e também servidores da cúpula da gestão de saúde do estado, segundo a PF. A operação diz ter reunido provas indicando que Witzel está no topo de um esquema que fraudou o orçamento até das caixas d'água de hospitais de campanha. O governador teria sido auxiliado por sua mulher, Helena Witzel, e pelo secretário da Saúde do estado, Edmar Santos.

Wilson Witzel, ex-aliado e atualmente adversário do presidente Jair Bolsonaro, nega irregularidades e afirma que está sofrendo perseguição política.

O caso se dá em meio a uma guerra entre Planalto e estados, além de investigações sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF —especialmente na superintendência da corporação no Rio de Janeiro.

No Café da Manhã desta quarta-feira (27) o repórter Italo Nogueira, do Rio, fala sobre a força do caso contra Witzel e o peso das disputas políticas na operação.

O episódio também discute investigações de corrupção na compra de respiradores em outros estados. O repórter Artur Rodrigues trata das suspeitas contra o governo de João Doria (PSDB-SP), em São Paulo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.