Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter e médica explicam o colapso no sistema de saúde do Amazonas; ouça

Vagas em hospitais esgotaram e número de mortos disparou devido à Covid-19

São Paulo

Há cerca de três semanas, o sistema público de saúde de Manaus, capital do Amazonas, colapsou por causa dos casos de infecção pelo novo coronavírus. Só há vagas em caso de alta de pacientes ou de morte.

Além do esgotamento nos hospitais, o número de mortos explodiu e o maior cemitério da cidade, no bairro do Tarumã, teve que abrir valas comuns para dar conta do sepultamento das vítimas.

Dos 62 municípios do Amazonas, 52 registraram casos da doença. O estado é um retrato do que pode acontecer no resto do país, caso o sistema de saúde fique ainda mais sobrecarregado com o aumento de casos da Covid-19.

No Café da Manhã desta segunda-feira (4), o repórter Fabiano Maisonnave relata a situação dramática de Manaus e outras cidades. O episódio conta ainda com a médica sanitarista Adele Benzaken, doutora em saúde pública que atua na Fundação de Medicina Tropical de Manaus, que fala sobre as particularidades desse sistema de saúde.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granneman.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.