Descrição de chapéu Café da Manhã

A diplomacia das máscaras e as relações entre Brasil e China; ouça

Alinhamento com EUA coloca governo brasileiro contra seu principal parceiro comercial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A China começou a sair da crise causada pela Covid-19 no momento em que vários países mergulhavam nela. E uma das medidas de Pequim para evitar arranhões na imagem do país onde o surgiu o novo vírus foi nomeada de “diplomacia das máscaras”.

Trata-se da política de prover assistência no combate à crise, enviando suprimentos médicos e equipes de especialistas para regiões afetadas. E o Brasil, que tem nas Relações Exteriores um de seus ministros mais ideológicos, Ernesto Araújo, está marcando posição sobre a medida.

Uma reportagem da Folha mostrou que uma doação chinesa de 11 toneladas de equipamentos médicos para o Brasil está emperrada desde o início de abril. O texto é assinado pela repórter Patrícia Campos Mello, e é com ela o Café da Manhã de hoje.

Em pauta, os rumos da diplomacia do Itamaraty e a relação entre o Brasil e a China.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Renan Sukevicius e Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.