Descrição de chapéu Café da Manhã

Aos 35 anos da redemocratização, podcast contextualiza abusos da ditadura

Pesquisa Datafolha mostra que 75% dos brasileiros acham democracia o melhor regime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar dos atos antidemocráticos promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, a crença na democracia atingiu o maior índice desde 1989. De acordo com pesquisa do Datafolha, 75% dos brasileiros acreditam que a democracia é o regime mais adequado e só 10% afirmam que a ditadura é aceitável em algumas ocasiões.

O levantamento tinha sido feito pela última vez em dezembro, quando o apoio à democracia era de 62% —ou seja, o índice subiu 13 pontos percentuais. A migração pró-democracia veio daqueles para quem tanto faz o modelo de regime, que caíram de 22% para 12%.

As perguntas foram feitas por telefone, para evitar o contato pessoal entre pesquisadores e respondentes. Foram ouvidas 2.016 pessoas nos dias 23 e 24. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

A pesquisa faz parte de um especial publicado pela Folha com várias reportagens que explicam aspectos da ditadura militar brasileira. As matérias falam de repressão, censura, economia e da miragem democrática cultivada pelo regime.

Nesta segunda-feira (29), o Café da Manhã aborda esses temas em entrevistas com Mauro Paulino, diretor do Datafolha, e os jornalistas Fabio Zanini, Laura Mattos e Bruno Boghossian.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes. A edição de som é de Renan Sukevicius e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.