Descrição de chapéu Café da Manhã

O que a Covid-19 tem a ver com a Guerra do Paraguai? Ouça podcast

Número de óbitos pelo novo coronavírus no Brasil já ultrapassa 50 mil

São Paulo

Quase quatro meses depois do primeiro caso do novo coronavírus ser confirmado no Brasil, o país ultrapassou um milhão de casos e 50 mil mortos.

Esse número, segundo estudos mais recentes, é o mesmo de um dos conflitos mais sangrentos em que o Brasil já se envolveu: a Guerra do Paraguai. O conflito opôs Brasil, Argentina e Uruguai a Solano Lopez, ditador do país vizinho. O Brasil reagiu a invasão do Mato Grosso pelo Paraguai.

Na contagem de óbitos, a maior diferença é que, no conflito, as vidas foram perdidas em uma série de batalhas ao longo de pouco mais de cinco anos, entre 1864 e 1870 —não em questão de meses.

O repórter Naief Haddad conversou com pesquisadores sobre as particularidades desse fato histórico e os motivos para que ele seja tão lembrado. No episódio desta segunda-feira (22), ele é o entrevistado do Café da Manhã e fala sobre as semelhanças entre a guerra e pandemia que mataram milhares de brasileiros e o que as consequências desse conflito podem antecipar para o nosso futuro pós-vírus.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.