Descrição de chapéu Café da Manhã

O que a Covid-19 tem a ver com a Guerra do Paraguai? Ouça podcast

Número de óbitos pelo novo coronavírus no Brasil já ultrapassa 50 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase quatro meses depois do primeiro caso do novo coronavírus ser confirmado no Brasil, o país ultrapassou um milhão de casos e 50 mil mortos.

Esse número, segundo estudos mais recentes, é o mesmo de um dos conflitos mais sangrentos em que o Brasil já se envolveu: a Guerra do Paraguai. O conflito opôs Brasil, Argentina e Uruguai a Solano Lopez, ditador do país vizinho. O Brasil reagiu a invasão do Mato Grosso pelo Paraguai.

Na contagem de óbitos, a maior diferença é que, no conflito, as vidas foram perdidas em uma série de batalhas ao longo de pouco mais de cinco anos, entre 1864 e 1870 —não em questão de meses.

O repórter Naief Haddad conversou com pesquisadores sobre as particularidades desse fato histórico e os motivos para que ele seja tão lembrado. No episódio desta segunda-feira (22), ele é o entrevistado do Café da Manhã e fala sobre as semelhanças entre a guerra e pandemia que mataram milhares de brasileiros e o que as consequências desse conflito podem antecipar para o nosso futuro pós-vírus.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.