Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast discute a chegada de Machado de Assis nos EUA, em meio a protestos antirracistas

Expresso Ilustrada recebe pesquisador que explica porque o escritor não pode ser considerado 'isentão'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia 25 de maio, na cidade americana de Minneapolis, a morte por um policial George Floyd foi gatilho para uma série de protestos que, desde então, tomaram as ruas dos Estados Unidos e outros países.

Foi em meio a esse cenário que a nova tradução do clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, desembarcou nos EUA. Um dia após o lançamento, a obra esgotou na Amazon e Barnes and Noble.

Machado chega aos EUA em meio a protestos contra o racismo, enquanto aqui no Brasil movimentos semelhantes lutam para lembrar que ele era um escritor negro. O autor de "Dom Casmurro" passou por um processo de embranquecimento. Além das fotos, com efeitos de luz para deixarem sua pele mais clara, isso gerou alguns mitos —como o de que não teria se posicionado contra a escravidão ou que tentou esconder que era negro, por exemplo.

O novo episódio do Expresso Ilustrada mostra como essa ideia se desenvolveu e por que está errada. Para desmistificar essas crenças, o podcast conta com a presença de Eduardo de Assis Duarte, professor de literatura da UFMG e autor da antologia “Machado de Assis Afro-Descendente” (editora Malê).

Foto da campanha Machado de Assis Real, com imagem colorizada que representa o autor como negro
Foto da campanha Machado de Assis Real, com imagem colorizada que representa o autor como negro - Divulgação

Participam também Flora Thomson-Deveaux, pesquisadora e tradutora de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que explica o que esse livro diz aos leitores estrangeiros, e Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado” (editora Todavia), que relembra que começou a ler Machado aos 12 anos.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição é da Natalia Silva e a apresentação é da Isabella Menon e Mauricio Meireles, que também assina o roteiro.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

0
O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.