Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute as questões da saúde para além da Covid-19; ouça

Atenção básica e especializada seguem mesmo com isolamento social

São Paulo

A pandemia da Covid-19 fez com que sistemas de saúde do mundo inteiro precisassem se adaptar a um novo vírus de transmissão fácil, ainda sem tratamento medicamentoso e que leva um número significativo de pessoas à terapia intensiva.

Profissionais, equipamentos e alas inteiras de hospitais passaram a ser dedicados exclusivamente ao atendimento da Covid-19. Para tentar desafogar o sistema e diminuir as chances de contágio, cirurgias eletivas foram suspensas, assim como muitas consultas presenciais e até visitas a pacientes internados.

No entanto, como as pessoas continuam adoecendo por inúmeros motivos, especialistas temem que a pandemia leve a falta de diagnóstico e de atenção em outras áreas da saúde além da infectologia, que vão do atendimento básico até o mais especializado.

No episódio desta quinta-feira (4), o Café da Manhã fala sobre como estão funcionando durante a pandemia os setores da saúde que não têm relação direta com a Covid-19 e quais as consequências das mudanças que têm ocorrido.

Foram ouvidas a enfermeira Luciana Ribeiro, gerente da Estratégia de Saúde da Família na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a agente de saúde Cristiane Félix Fernandes Kuster; a oncologista Maria Del Pilar Estevez Diz, chefe da Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e a cardiologista Jaqueline Scholz, coordenadora da área de cardiologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com roteiro e produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granneman.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.