Descrição de chapéu 40 Semanas

Preparadas para o parto normal, mães relatam frustração após precisarem de cesárea

No Podcast 40 Semanas, mães criticam falta de conversa sobre a cirurgia no pré-natal

No país das cesáreas eletivas, quem deseja vivenciar um parto normal precisa, além de se informar muito, preparar o corpo e a mente para tal experiência.

Curso de parto, conversa com obstetrizes, rodas de apoio, fisioterapia pélvica, pilates e preparação do períneo são alguns dos caminhos que podem ser seguidos. Porém, há quem passe por todos eles e termine na mesa de cirurgia.

Nesta semana ouvimos mulheres que passaram pela cesárea intraparto. Frustração é uma palavra comum no vocabulário de todas elas. "É como se tivesse nadado, nadado e morrido na praia", conta uma delas.

Por que muitas mulheres querem fugir da cesárea? Por que esse sentimento de frustração aparece se está tudo bem com o bebê e com a mulher, e ela tem certeza de que a indicação da cirurgia foi real?

Tentamos responder a essas questões neste episódio. Ouça baixo:

Renan Sukevicius e Melina Cardoso, do Blog Maternar, acompanham três mulheres grávidas ao longo de 40 semanas, que é o tempo médio de uma gravidez.

Como num reality show em áudio, eles debatem a cada episódio um assunto diferente pautado pelas três personagens principais e pelas angústias, medos e alegrias vividas por mães mundo afora.

Publicado semanalmente, o 40 Semanas está disponível no site da Folha e em todas as plataformas que disponibilizam podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Pocket Casts, Stitcher e TuneIn, entre outras. Em aplicativos, o usuário pode assinar —sem qualquer custo— o podcast, passando assim a receber notificações quando novos episódios são publicados.

logotipo podcast 40 Semanas
Podcast semanal da Folha trata de gestação - Editoria de Arte
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.