Descrição de chapéu Café da Manhã

O que significa a ação do Facebook contra perfis falsos bolsonaristas; ouça podcast

Contas são ligadas a integrantes do gabinete do presidente, seus filhos e aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de uma investigação internacional, o Facebook retirou do ar 73 perfis que, segundo a empresa, atuaram para manipular o uso da plataforma antes e durante o mandato de Jair Bolsonaro (sem partido) —incluindo a criação de pessoas fictícias que se passavam por repórteres.

Foram removidas 35 contas do Facebook e 38 do Instagram. Parte delas promovia propagação de ódio e ataques políticos.

Os dados levantados pelos pesquisadores americanos apontam para pelo menos cinco funcionários e ex-funcionários de gabinetes bolsonaristas.

A empresa disse que barrou as contas com base "no comportamento, e não no conteúdo". A rede social também afirmou que as pessoas por trás dessas redes usavam uma combinação de contas reais e contas falsas —violando a política da rede social.

A ação do site americano também atinge o núcleo que cuida da ofensiva digital do presidente brasileiro.

No episódio desta sexta-feira (10) o Café da Manhã discute o significado e as implicações políticas dessa notícia, para entender o quanto ela compromete o presidente e seus aliados. A entrevistada é a jornalista da Folha Patrícia Campos Mello.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.