Descrição de chapéu Café da Manhã desmatamento

O tamanho e os efeitos do estouro da boiada de Salles no ambiente; ouça podcast

Publicação de medidas como portarias e instruções normativas cresceu 12 vezes durante pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um levantamento feito pela Folha em parceria com o Instituto Talanoa mostra que entre março e maio deste ano foram publicadas no Diário Oficial 195 normas relacionadas ao meio ambiente. No mesmo período de 2019 foram 16. Ou seja, o ritmo de publicação durante a pandemia foi 12 vezes maior do que em 2019.

Os números vão ao encontro do que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu na reunião ministerial de 22 de abril, cujo conteúdo foi tornado público após decisão do Supremo Tribunal Federal.

"Precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos neste momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas", afirmou Salles na ocasião.

Por telefone, a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente respondeu à Folha que não vai comentar, pois o entendimento da pasta desde a divulgação da reunião ministerial não mudou. Salles havia dito que, por "boiada", referia-se à atualização de normas de todos os ministérios.

O Café da Manhã desta quarta (29) explica como foi feito o levantamento e discute o impacto ambiental das canetadas. O episódio tem entrevistas com Fábio Takahashi, editor do Delta Folha, núcleo de jornalismo de dados, e com a jornalista Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência, na Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.