Descrição de chapéu Folha na Sala

Podcast conta a história do professor que criou o primeiro jardim de infância do país

Folha na Sala fala sobre Joaquim José de Menezes Vieira, educador responsável pelo início da educação infantil no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No terceiro episódio especial da série sobre grandes educadores, o Folha na Sala investiga a vida e o legado de Joaquim José de Menezes Vieira, pioneiro do ensino infantil no país.

Menezes Vieira abriu no Rio de Janeiro, em 1875, um colégio que levava seu nome e que aceitava meninos de 3 a 6 anos, uma novidade naquela época. As crianças tinham aulas de linguagem, leitura e cálculo, pintura e desenho, jardinagem, ginástica e exercícios com os objetos de Friedrich Froebel, alemão responsável pelo conceito do jardim de infância.

Quando criou o colégio, Menezes Vieira precisou convencer as pessoas da importância de educar as crianças desde cedo.

Com a urbanização e a emancipação das mulheres, no entanto, as creches e pré-escolas se tornaram cada vez mais necessária. A educação infantil só se tornou obrigatória na Constituição de 1988. E, ainda hoje, é um direito a que muitos não têm acesso. Dados do Observatório do PNE mostram que 83,8% das crianças brasileiras estão na pré-escola e apenas 35,6% em creches.

Até o fim de julho o Folha na Sala leva ao ar episódios especiais sobre a história de educadores que impactaram e mudaram o modo como se ensina hoje. A série vai ao ar sempre às quintas e estará disponível em todas as plataformas de podcast e no site da Folha.

Ouça também os primeiros episódios da série, sobre Juan de Azpilcueta Navarro e Nísia Floresta.

Para fazer essa série, os produtores contaram com a ajuda de diversos professores e pesquisadores da História da Educação, entre eles, Amarilio Ferreira Jr.(Ufscar), Bruno Bontempi Junior (USP), Célio da Cunha, César Augusto Castro (UFMA), Elaine Teixeira Pereira (UFSC), José Gonçalves Gondra (UERJ), Leziany Daniel (UFPR), Lia Fialho (UECE), Luciano Mendes (UFMG), Marcus Vinicius Fonseca (UFOP), Maria Lúcia Hilsdorf (USP), Marisa Bittar (Ufscar), Marta Araujo (UFRN), Raylane Barreto (UFPE), Roni Cleber Dias de Menezes (USP) e Rosa Chaloba (Unesp).

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é produzido e apresentado pelos jornalistas Juliana Deodoro e Ricardo Ampudia. A coordenação do podcast é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Macarini.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.