Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute os rumos Guerra Fria 2.0, entre EUA e China; ouça

Pandemia do novo coronavírus colocou ainda mais tensão na relação entre os dois países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma espécie de repetição, mas com diferenças fundamentais, dos eventos que geraram tensão do final dos anos 1940 até o início dos anos 1990, dois países disputam influência no mundo. Desta vez, o rival comunista dos Estados Unidos é a China, que cresce em poder.

As duas nações têm uma relação simbiótica, de dependência e conflito. Os embates vêm aumentando desde que Donald Trump virou presidente e começou uma guerra comercial.

Hoje, a disputa inclui outras facetas, como a disputa tecnológica envolvendo a rede 5G, o surgimento da Covid-19 na província chinesa de Wuhan e os protestos anti-Pequim e pró-democracia em Hong Kong.

Além disso, entram na conta sanções, ameaças e as disputas territoriais envolvendo o Mar do Sul. Na região estratégica, a China tenta expandir seu controle e é onde especialistas veem mais chance de haver também uma disputa bélica entre americanos e chineses.

O Café da Manhã desta sexta (17) discute a complexidade desse conflito, os efeitos do embate para outras nações e o risco de um conflito armado. O episódio tem entrevista com a colunista da Folha Tatiana Prazeres, que dá aulas na Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em Pequim, e foi secretária de comércio exterior e conselheira sênior do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.