Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast trata da credibilidade do currículo acadêmico; ouça

Plataforma Lattes é usada na seleção de concursos públicos e financiamento de pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última terça-feira (30), o ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, pediu demissão depois de terem sido descobertas informações falsas no seu currículo --o ex-ministro nega as acusações.

Os dados errados a respeito da carreira de Decotelli constavam no currículo Lattes, uma plataforma do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que reúne títulos, formação, cursos e publicações de pesquisadores de todo o Brasil.

O currículo Lattes é usado, por exemplo, na seleção de concursos públicos ou de financiamento de pesquisa. Mas quem inclui as informações nas suas páginas são os próprios autores e elas raramente são checadas.

​O Café da Manhã desta quinta (2) contextualiza o uso que a comunidade acadêmica faz dessa ferramenta e que impacto casos de falsidades nos currículos hospedados pelo CNPq têm sobre a credibilidade da plataforma. A entrevistada é a jornalista Ana Botallo, que é mestre em zoologia, doutoranda em paleontologia e uma usuária do Lattes.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.