Descrição de chapéu Folha na Sala Coronavírus

Professores usam barco e cavalo para levar conteúdo a alunos offline durante a pandemia

Podcast conta a jornada de professores do interior do país para chegar aos alunos sem acesso à internet durante aulas remotas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio do Folha na Sala desta terça (7) mostra a experiência de professores no interior do país que precisam usar a criatividade, e esforço, para chegar até seus alunos sem acesso à internet.

Estratégia conhecida como busca ativa, a postura ativa da escola em identificar os problemas pelos quais os alunos não estão indo às aulas tomou um novo significado durante a paralisação das atividades pelo novo coronavírus, o que obriga a escola a ir até os alunos.

O chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra, que coordena o programa Busca Ativa Escolar, uma plataforma que auxilia prefeituras no planejamento de políticas públicas para combater a evasão, diz que a prática ajuda a fortalecer e manter o vínculo entre escola e aluno e deve ser fundamental na volta às salas.

Em Niquelândia (GO), o professor Josiel supera trechos de lama e serra a cavalo para levar lição e tirar dúvidas de seus alunos. No Amazonas, na região metropolitana de Manaus, é de barco que o professor Daniel Arais enfrenta a cheia do rio Solimões para chegar até seus alunos isolados em comunidades ribeirinhas.

O Folha na Sala é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://anchor.fm/s/e66fb94/podcast/rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.