Descrição de chapéu Café da Manhã

Protestos antirracistas mexem com a disputa presidencial nos EUA; ouça podcast

Pauta racial deve influenciar escolha de candidatura a vice do democrata Joe Biden

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao mesmo tempo em que o novo coronavírus se espalhava pelo mundo, os americanos compareciam aos colégios eleitorais para escolher o candidato do partido democrata à eleição presidencial deste ano. Um a um, os pré-candidatos foram desistindo da corrida e Joe Biden se confirmou como opositor de Donald Trump no pleito.

Desde que esse quadro ficou claro, porém, uma pauta além da pandemia tomou os Estados Unidos. Em maio, George Floyd, que era negro, foi sufocado até a morte pelo policial branco Derek Chauvin.

Protestos tomaram o país para dizer que vidas negras importam e o tema se impôs no debate político —uma das principais perguntas a ser respondidas pelo próximo presidente americano é como resolver o racismo e a violência policial. É nesse contexto que será escolhida a candidata a vice do democrata Joe Biden. Líder nas pesquisas nacionais, Biden sabe que uma mulher negra pode ajudar na tão necessária mobilização às urnas de jovens e pessoas negras. ​

No Café da Manhã desta segunda-feira (6), a repórter Marina Dias, correspondente da Folha em Washington, contextualiza a campanha eleitoral e fala sobre o que deve acontecer com a política dos Estados Unidos daqui para frente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes Sukevicius e edição de som de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.