Descrição de chapéu Café da Manhã

Quais os efeitos políticos do diagnóstico de Covid-19 de Bolsonaro; ouça

Depois de anunciar teste positivo, presidente fez propaganda da hidroxicloroquina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem dado declarações nas quais busca minimizar os impactos da pandemia.

Várias dessas frases deram início a crises. O resultado: embates com governadores e prefeitos, dois ministros da Saúde demitidos após discordâncias, notas de repúdio e mensagens truncadas aos brasileiros a respeito do isolamento social.

No entanto, na declaração desta terça-feira (7), Bolsonaro foi bastante claro: confirmou que contraiu o coronavírus. A jornalistas, o presidente, com sintomas leves, disse estar "perfeitamente bem".

No mesmo dia, divulgou um vídeo tomando hidroxicloroquina para o tratamento das complicações causadas pelo vírus, reconhecendo também que não há comprovação científica dos seus benefícios no tratamento da doença.

Na verdade, estudos mostram que o medicamento pode ter efeitos colaterais graves. E a OMS interrompeu os experimentos com a droga após avaliar que não houve redução na mortalidade entre aqueles que receberam o remédio.

No episódio desta quarta (8) o Café da Manhã fala sobre como o contágio de Bolsonaro se insere nessa narrativa de minimização da pandemia por ele, e quais os efeitos políticos do diagnóstico. O podcast conversa com o repórter da Folha Igor Gielow.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Renan Sukevicius e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.