Descrição de chapéu Café da Manhã

Quais os motivos da briga entre PGR e Lava Jato; ouça podcast

Atrito começou devido à tentativa de acesso da PGR a banco de dados da operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde a última semana, um incômodo entre a PGR (Procuradoria-Geral da República) e a força-tarefa da Lava Jato se tornou público.

O conflito começou com a ida à Curitiba da subprocuradora-geral da República, Lindora Araújo, chefe da Lava Jato na PGR e uma das auxiliares mais próximas do procurador-geral Augusto Aras.

Segundo a força-tarefa do Paraná, ela tentou copiar de maneira informal bancos de dados sigilosos das investigações, sem apresentar documentos ou justificativa. Os procuradores, então, acionaram a Corregedoria do Ministério Público Federal.

Por causa da discordância com a coordenação dos trabalhos, quatro integrantes da Lava Jato na PGR pediram para se desligar da função.

Em nota, a PGR justificou a ida de Araújo à Curitiba como uma visita de trabalho e afirmou que há, desde o início das investigações, um intercâmbio de informações entre a PGR e as forças-tarefas nos estados. O texto também critica a divulgação de assuntos internos para a imprensa.

O Café da Manhã desta sexta (3) explica outros elementos da disputa entre PGR e Lava Jato e o que está em jogo nesse conflito. O episódio tem entrevista com o repórter em Brasília Marcelo Rocha e análise de Reinaldo Azevedo, colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.