Descrição de chapéu Café da Manhã

Quais os resultados das cotas nas universidades e o desafio das fraudes do sistema; ouça podcast

Em prática há quase duas décadas, política afirmativa ainda gera dúvidas sobre sua aplicação

São Paulo

Implantado há quase 20 anos no Brasil, o sistema de cotas foi alvo de grandes debates dentro e fora da academia. Hoje consolidado, o processo de seleção foi estruturado reparação histórica pela herança da escravidão e contra desigualdades.

Ainda existe o debate sobre como definir quais inscritos estão ou não aptos a concorrer à reserva de vagas, além da discussão sobre o combate às fraudes.

Nesta semana, a USP, que resistiu anos antes de adotar a política afirmativa, tomou a decisão inédita de expulsar um jovem acusado de fraudar cotas raciais e sociais. O estudante do curso de relações internacionais Braz Cardoso Neto alegou ser pardo e de baixa renda, mas falhou em comprovar a declaração.

O mesmo aconteceu na UnB, que oficializou a cassação do diploma de dois alunos e a expulsão de outros 15 por suspeita de fraudes nas cotas raciais, em decisão também inédita.

Para entender o sistema de cotas, seus resultados e o tamanho da questão das fraudes nesse universo, o Café da Manhã conversou com a pesquisadora Anna Venturini, do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Renan Sukevicius e Natália Silva e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.