Descrição de chapéu Café da Manhã

Ações do governo acendem alerta para perseguição ideológica; ouça podcast

Produção de dossiê, casos de assédio moral e ameaça de ações disciplinares estão entre medidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A revelação de que o Ministério da Justiça monitorou um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do "movimento antifascismo" acendeu o alerta de perseguição ideológica pelo governo Bolsonaro.

Reportagem do UOL informou que a Seopi (Secretaria de Operações Integradas), subordinada ao ministro André Mendonça, produziu um dossiê com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas. O episódio resultou na troca do comando da secretaria e em manifestação da ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Antes do caso vir à tona, no começo de julho, uma nota técnica da CGU (Controladoria-Geral da União) alertou que servidores poderiam vir a ser alvo de processos disciplinares por opiniões publicadas na internet que repercutissem negativamente para a instituição em que trabalham.

Uma reportagem da Folha revelou que desde o começo do governo Bolsonaro, a CGU recebeu 680 denúncias de assédio moral apresentadas por funcionários públicos federais. Entre os casos, há relatos de perseguição ideológica colhidos pela repórter Raquel Lopes. Ela participa do episódio desta quarta-feira (5) do Café da Manhã.

Para entender a relação entre governo e funcionalismo público, o programa ouviu também Maria Hermínia Tavares, professora titular aposentada de ciência política da USP, pesquisadora do Cebrap e colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Renan Sukevicius e Natália Silva e edição de som de Thomé Granemann.​

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.