O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu a melhor avaliação desde que começou o seu mandato: 37% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom, ante 32% que pensavam o mesmo na pesquisa anterior, feita em junho, segundo o Datafolha.
Mais acentuada ainda foi a queda na curva da rejeição: caíram de 44% para 34% os que o consideravam ruim e péssimo no período. Consideram o governo regular, por sua vez, 27%, ante 23% em junho.
O Datafolha entrevistou por telefone 2.065 pessoas entre 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O semestre do presidente foi marcado por crescente embate institucional, que incluiu a participação em atos que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Houve também ataques às medidas de isolamento social, demissão de dois ministros da Saúde, entre outras crises.
A melhora nos números ocorre junto com uma mudança no perfil do presidente, que moderou declarações contra adversários e parou de municiar apoiadores radicais. O Café da Manhã desta segunda-feira (17) discute o que sustenta a avaliação mais positiva do governo Bolsonaro e o que os números revelam do contexto político. O episódio conta com a participação de Leandro Colon, diretor da sucursal da Folha em Brasília.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Renan Sukevicius e Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann e Natália Silva.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.