Descrição de chapéu Café da Manhã

A terra indígena ocupada por agricultores no Pará; ouça podcast

Repórter relata disputas violentas nas áreas de mata e processo crescente de devastação

São Paulo

A cada dia, desde 2016, aparecem novas casas, bares, restaurantes, igrejas, postes de rede elétrica e igrejas evangélicas na Vila Renascer, no interior do Pará. Mas nada disso deveria existir, porque essa ocupação está encravada na Terra Indígena Apyterewa, do povo parakanã. A devastação, que bateu recordes, tem se estendido ao território Trincheira-Bacajá.

O repórter da Folha Fabiano Maisonnave explica no Café da Manhã desta terça-feira (8) o cenário de invasões, grilagem e desmatamento no Norte do Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Renan Sukevicius, Natália Silva e Jéssica Maes e edição de som de Natália Silva e Thomé Granemann.​

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.