Descrição de chapéu Café da Manhã

Como o vazamento de óleo no Nordeste ainda afeta população um ano depois; ouça o podcast

Sem identificação de culpados, desastre ambiental de 2019 afetou economia e biodiversidade da região

São Paulo

Há um ano, manchas de petróleo começaram a surgir nas praias do Nordeste. Em algumas semanas, o vazamento se espalhou e atingiu mais de mil pontos em 11 estados brasileiros, num desastre de proporções gigantescas, segundo autoridades ambientais.

O óleo contaminou as praias, atingiu animais marinhos e deixou um rastro de danos. Apesar dos estragos, ninguém foi considerado culpado. Uma investigação da Marinha concluiu que o derramamento ocorreu a 700 km da costa brasileira, mas não apontou os responsáveis.

Para entender o impacto desse episódio na vida da população e na biodiversidade, o Café da Manhã desta terça-feira (1º) conversou com o repórter da Folha em Salvador João Pedro Pitombo. Ele visitou locais atingidos pelo óleo e conversou com moradores.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Renan Sukevicius e Natália Silva e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.