Descrição de chapéu Café da Manhã

Indústria de comida ultraprocessada encontrou porta-voz no governo, diz Rita Lobo

Apresentadora critica nota do Ministério da Agricultura que propõe mudança no Guia Alimentar para a População Brasileira; ouça podcast

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rita Lobo no programa 'Cozinha Prática', da GNT
Rita Lobo no programa 'Cozinha Prática', da GNT - Instagram/ritalobo
São Paulo

Uma nota técnica elaborada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), endereçada ao Ministério da Saúde, desqualifica e propõe a reformulação do Guia Alimentar para a População Brasileira. O Guia, que serve de diretriz para políticas públicas, condena o consumo de alimentos ultraprocessados.

Entrevistada no Café da Manhã desta segunda-feira (21), a apresentadora, escritora e cozinheira Rita Lobo critica a nota do Mapa. Ela alerta para os malefícios à saúde causados pelos ultraprocessados e diz que o Guia Alimentar é "uma pedra no sapato" da indústria de alimentos do tipo.

"Infelizmente agora essa indústria encontrou um porta-voz importante para atacar o Guia", afirma ela, se referindo ao Ministério da Agricultura.

"Quando você fala para população 'evite ultraprocessados', essa indústria, que faz tão mal para população, se sente prejudicada. E vai fazer muita força para que essa informação baseada em ciência não chegue à população", diz Rita.

Elogiada por pesquisadores e profissionais da saúde e referência no mundo todo, o Guia defende a valorização de alimentos frescos ou pouco processados e as tradições culturais do país.

No episódio com a apresentadora, o podcast trata de alimentação, da importância das recomendações do Guia e das pressões para que seja alterado.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Natália Silva e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.