Descrição de chapéu Café da Manhã

O que muda nas eleições diante da possibilidade das cotas raciais; ouça podcast

TSE obrigou partidos a dividirem verba de campanha proporcionalmente entre candidatos negros e brancos

São Paulo

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir em outubro se aplica já nas eleições de 2020 a exigência de cotas por raça na distribuição do fundo eleitoral aos candidatos.

A medida pode mudar um cenário de desigualdade racial, como visto em 2016, quando pretos e pardos tiveram menos de 30% das vagas e dos recursos. A análise é do Delta Folha, núcleo de jornalismo de dados da Folha.

No Café da Manhã desta segunda-feira (28), o repórter em Brasília Ranier Bragon explica a origem das verbas de campanha, como a distribuição delas costuma acontecer, o que é feito para evitar fraudes e o que pode mudar nas eleições deste ano com adoção da cota racial.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Renan Sukevicius, Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.