Descrição de chapéu Café da Manhã

Racismo no esporte: por que alguns atletas falam e outros calam; ouça podcast

Falta de respaldo por organizações esportivas é apontada como obstáculo

São Paulo

No mundo todo, o esporte já foi marcado por episódios de racismo. E também se tornou uma arena da luta contra o racismo.

Na NBA, o assunto virou uma marca da atual temporada. Na Fórmula 1, Lewis Hamilton tem se destacado por seus posicionamentos contra a violência racial. No domingo (13), num jogo entre o Paris Saint-Germain e o Olympique de Marselha, Neymar disse que sofreu insultos racistas do zagueiro espanhol Álvaro González.

Aqui no Brasil, onde o racismo também está presente, os posicionamentos são mais tímidos ---e atletas que se posicionam acusam clubes de represálias. O Café da Manhã desta terça-feira (15) ouviu Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e os atletas Ângelo Assumpção, da ginástica, e Diogo Silva, do taekwondo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Renan Sukevicius, Natália Silva e Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.