Descrição de chapéu Café da Manhã

Bolsonaro e a política da vacina; ouça podcast

Presidente desautorizou ministro da Saúde e barrou compra da CoronaVac do Instituto Butantan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última segunda-feira (19), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enviou um ofício ao Instituto Butantan confirmando a intenção de compra de 46 milhões de doses da CoronaVac. Essa vacina contra o novo coronavírus está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e será produzida em parceria com o Butantan, ligado ao governo paulista.

Nesta quarta (20), entretanto, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou o ministro, dizendo que “toda e qualquer vacina” está descartada, e fez críticas ao governador de São Paulo, João Doria. Após as declarações, o Ministério da Saúde recuou e emitiu uma nota cancelando o acordo. A pasta disse não ter “intenção de comprar vacinas chinesas”, mas que poderia adquirir uma “vacina brasileira” do Instituto Butantan, se ela ficasse pronta antes das demais.

O Café da Manhã desta quinta (22) conversou com a doutora em Saúde Pública e professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, Elize Massard da Fonseca para entender como se dá a aprovação de uma vacina no Brasil, e com o colunista e apresentador do Café Bruno Boghossian para entender a política por trás da vacina.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.