Descrição de chapéu Café da Manhã

Chile vota pelo fim da Constituição de Pinochet; ouça podcast

Presidente Sebastián Piñera convocou plebiscito em 2019, depois de semanas de protestos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo (25), os eleitores chilenos escolheram elaborar uma nova Constituição —a Carta atual foi criada durante a ditadura militar de Augusto Pinochet.

O plebiscito foi uma cartada do presidente Sebastián Piñera para tentar pacificar a sociedade depois dos protestos de 2019. Os atos começaram por causa de um aumento na passagem de metrô de Santiago, mas os protestos cresceram e outras pautas foram incorporadas pelos manifestantes —como educação, saúde e a reforma do sistema de pensões do país.

As autoridades tentaram reprimir os manifestantes e a violência acabou tomando conta das ruas do Chile.

Para explicar a convulsão social que levou ao plebiscito de domingo, o episódio do Café da Manhã desta segunda (26) conversou com o professor de Relações Internacionais da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Oliver Stuenkel. A correspondente da Folha na América Latina, Sylvia Colombo, contou como está o clima no país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.